Feira de Prevenção da Doença Renal – Dia Mundial do Rim: Praça Osório

Mais de 500 pessoas estiveram presentes na Feira oficial de Prevenção da Doença Renal realizada pela nossa Instituição no último dia 09 de março na Praça Osório com apoio do World Kidney Day (Instituição Oficial), Sociedade Brasileira de Nefrologia, Sociedade Paranaense de Nefrologia,  Secretária Municipal de Saúde, Sesc Fecomércio, Band Paraná, Ric Tv, CBN Curitiba, Rádio Banda B, Instituto Grpcom, Gazeta do Povo, Tribuna Paraná, Mundo Livre FM, Rádio 98, Jovem Pan Curitiba, Sanepar e Prefeitura Municipal de Curitiba.

Mais de 270 pessoas realizaram exame de urina e creatinina e receberam orientações a respeito da Doença Renal e comorbidades associadas: hipertensão, diabetes, obesidade e histórico familiar de doença renal ou cardiovascular. Orientamos a respeito da saúde bucal, Pé Diabético e sobre questões nutricionais.

Agradecemos imensamente o apoio dos voluntários – alunos e professores, do Curso Técnico Uninter e Instituto Fama.

DOENÇA RENAL EM NÚMEROS

No Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), o número de pessoas com DRC avançada é crescente, atualmente mais de 140 mil pacientes já realizam diálise no país.

A mortalidade relacionada à DRC continua a aumentar anualmente e deve ser a 5ª causa de morte no mundo até 2040. A Doença Renal já é reconhecida como um problema global de saúde pública.

SOBRE A DOENÇA RENAL CRÔNICA

A Doença Renal Crônica (DRC) se caracteriza pela lesão progressiva e irreversível que afeta as funções dos rins.

Em geral, nos estágios iniciais, a DRC é silenciosa, ou seja, não há sintomas. Por isto, o diagnóstico pode ocorrer tardiamente, quando o funcionamento dos rins já está comprometido, muitas vezes em estágio muito avançado, quando é necessário tratamento de diálise ou transplante renal. Assim, são fundamentais a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, com a realização de exames de baixo custo, como a creatinina no sangue e o exame de urina simples.

PREVENÇÃO DA DOENÇA RENAL

Cuidar da saúde de todo o organismo ajuda a proteger também a saúde dos rins! É muito importante que se conheça os fatores de risco da doença renal, pois evitá-los e tratá-los é a única maneira de prevenção.

Os principais fatores de risco são: a hipertensão arterial, o diabetes e doenças renais ou cardiovasculares. O uso de medicações nefrotóxicas e o fumo também podem comprometer a função renal. Por isso, é importante praticar exercícios físicos, controlar o colesterol, a glicose, o peso e a pressão arterial, não usar medicamentos sem indicação médica, evitar o excesso de sal e carnes vermelhas, realizar exames preventivos como o de urina e creatina e consultar o médico com regularidade.

Quer saber mais sobre as nossas Feiras e Palestras de Prevenção? Podemos ir até a sua empresa e falar sobre a importância dos exames preventivos, dos cuidados com a alimentação e alertar os grupos de riscos!

• Entre em contato: 41. 33125427 ou prevencao@pro-renal.org.br