Doença Renal e Covid-19: Dúvidas Frequentes

A Doença Renal me coloca em maior risco ao COVID-19?

Pessoas com Doença Renal e outras condições crônicas como a hipertensão, diabetes e outras doenças, correm maior risco de contrair o COVID-19.

Pessoas em diálise tem a imunidade mais baixa, dificultando o combate às infecções. No entanto, é importante saber que os Pacientes Renais precisam continuar com seus tratamentos de diálise programados regularmente e tomar as precauções necessárias, conforme orientado pela equipe de saúde.

Pessoas com transplante de rim precisam tomar medicamentos anti-rejeição (também conhecidos como medicamentos imunossupressores). Esses medicamentos mantém o sistema imunológico menos ativo, o que pode dificultar o combate às infecções. É importante não suspender nenhuma medicação por conta própria, na dúvida procure a orientação do seu médico. Também é importante lavar as mãos, respeitar a quarentena, manter uma boa higiene e seguir as recomendações da equipe de saúde.

Existem precauções especiais que o Paciente Renal Crônico deve tomar?

Pessoas idosas, pessoas com Doença Renal ou outras condições crônicas graves, sugerimos as dicas abaixo:

• Mantenha os suprimentos de casa em dia. Caso necessário, pela ajuda para vizinhos ou familiares para irem às compras.
• Tome as precauções diárias e mantenha a distância necessária entre você e as outras pessoas. Evite aglomerações ou multidões.
• Quando sair em público, afaste-se principalmente de pessoas doentes, evite ao máximo o contato próximo.
• Lave as mãos frequentemente com sabão e álcool em gel
• Caso tenha conhecimento de algum caso na sua área, fique em casa o máximo possível.

Lembre-se de que, se você estiver em Diálise, não deve faltar à sessão de tratamento. Se você se sentir doente, tiver alguma dúvida ou preocupação, entre em contato com a sua clínica.

Se você fez um transplante de rim, é importante continuar tomando seus medicamentos anti-rejeição, manter uma boa higiene e seguir as recomendações da sua equipe de saúde. Repetimos: entre em contato com a sua equipe de saúde no caso de dúvidas ou preocupação.

E as pessoas com doenças autoimunes, podem ter algum problema nos rins?

No caso de uma doença autoimune, o próprio sistema imunológico do organismo ataca as células, tecidos e órgãos do próprio corpo. Muitas dessas doenças, como o Lúpus, também podem atacar e prejudicar os rins.

As pessoas com uma doença autoimune podem receber certos medicamentos imunossupressores (dependendo da doença e de outros fatores). Esses medicamentos funcionam mantendo o sistema imunológico baixo, o que pode dificultar o combate às infecções.

Recomendações para reduzir o risco do COVID-19:

• Continue a tomar qualquer medicamento conforme prescrição médica
• Lave as mãos
• Mantenha uma boa higiene
• Siga as recomendações da sua equipe de saúde
• Entre em contato com o seu profissional de saúde caso tenha dúvidas ou preocupação.

O que são ensaios clínicos?

Os ensaios clínicos são realizados para que os pesquisadores possam aprender maneiras melhores de prevenir, rastrear, diagnosticar ou tratar doenças, como insuficiência renal crônica e câncer de rim, além de outros problemas de saúde. Sem eles, não teríamos novos tratamentos ou outros avanços na saúde e na medicina.

Agora é um bom momento para se inscrever em um ensaio clínico?

Se você ainda não se inscreveu em um ensaio clínico, provavelmente deve esperar até que a pandemia do COVID-19 esteja sob controle antes de se inscrever. Atualmente, os centros de estudos estão trabalhando horas extras para acomodar pacientes inscritos e manter seu status ativo atual.

O que devo fazer se já estiver inscrito em um ensaio clínico?

Se você já está inscrito em um estudo clínico, entre em contato com o local do estudo para obter instruções sobre visitas, coletas de laboratório e tomar o medicamento do estudo. Você também deve informar o local do estudo se você teve novos efeitos colaterais e se está tomando novos medicamentos. Alguns centros de estudo podem querer que você continue participando de suas visitas e recebendo os medicamentos, enquanto outros podem estar mudando para contatos telefônicos e enviando remédios para você em casa.

É seguro ir ao meu local de pesquisa para uma consulta?

As autoridades de saúde recomendam que as pessoas com condições médicas subjacentes, como insuficiência renal crônica ou outras doenças renais, não entrem em contato físico próximo de outras pessoas. Se você puder evitar o transporte público como por exemplo ônibus, tente fazê-lo. Verifique com o seu centro de estudo as opções.

Para outras perguntas e dúvidas: 41 30275442 ou 41 984048232

Fonte: kidney.org – National Kidney Foundation