“Em 36 anos, humanizamos o tratamento mais de 150 mil Pacientes Renais…”

A Instituição no Paraná, é referência no tratamento de Doenças Renais e oferece atendimento gratuito aos Pacientes, além de apoio psicológico, nutricional, odontológico e especialidades como implantes de fístulas e cateteres para ingresso na Diálise.

Por iniciativa do médico Miguel Carlos Riella, a Fundação Pró-Renal – Fundação de Amparo à Pesquisa em Enfermidades Renais e Metabólicas, foi fundada em 1984, em Curitiba (PR), com o objetivo de oferecer cuidado multiprofissional e atendimento humanizado aos pacientes renais.

A História – Iniciativa

A ideia do modelo de atendimento surgiu quando Dr. Riella esteve cursando Pós-Graduação nos Estados Unidos e se deparou com hospitais e universidades que recebiam doações para pesquisa científica e para a melhoria do atendimento aos pacientes.

Desafio – Como manter o atendimento?

Dr. Miguel Riella: “O grande desafio sempre foi a forma de angariar recursos e como sensibilizar a comunidade com o impacto das nossas ações. Ao longo dos anos a Fundação evoluiu, otimizando a forma de doação até o modelo atual, onde as pessoas têm várias opções de doar: conta telefônica, luz, água ou cartões de crédito e ainda ações sociais.”

Como chegaram em um modelo de excelência no atendimento?

Dr. Miguel Riella: “Logo no início os médicos perceberam que as necessidades dos Pacientes Renais Crônicos eram enormes devido às repercussões sistêmicas da Doença Renal e a falta de recursos para manter uma boa alimentação e acesso aos medicamentos durante o tratamento. Isto fez com que fosse traçado um modelo de atendimento multiprofissional integrado aos pacientes, para atender todas as necessidades geradas no tratamento: assistentes sociais, psicólogas, nutricionistas, enfermeiras, dentistas, farmacêuticos, podólogos e médicos.”

Plano para os próximos anos

Dr. Miguel Riella: “Ampliar os benefícios da Fundação para a região metropolitana de Curitiba e fortalecer o Instituto Pró-Renal, dedicado à educação e pesquisa.”

Diferenciais do Atendimento

Diretora Anelise Marcolin: “O paciente encontra um plano de cuidado integrado e multiprofissional e também especialistas em todas as áreas de saúde que sofrem alterações com a Doença Renal. Outro grande diferencial é que ele recebe apoio e orientação sobre as políticas sociais das quais tem direito e é orientado a usufruir de benefícios sociais.”

Principais contribuições da Instituição nestes 36 anos

Diretora Anelise Marcolin: “Um dos grandes benefícios para o paciente renal sem sombra de dúvidas foi o centro cirúrgico que possibilita a realização do acesso à terapia de maneira ambulatorial, de forma rápida e eficiente, realizada por profissionais especializados da nefrologia que conhecem o paciente e suas necessidades. Isso garante o sucesso na prática, uma qualidade de tratamento de diálise e consequentemente uma melhor qualidade de vida. Em relação à população não renal, os grandes diferenciais são as campanhas e feiras comunitárias de prevenção e as orientações sobre como evitar a doença renal.”

São 14 anos na direção da Fundação Pró-Renal – Quais desafios enfrentados?

Diretora Anelise Marcolin: “Primeiramente eu gosto de desafios, no exercício contínuo da implementação do novo, seja em processos e/ou atendimentos, isso é que me realiza em trabalhar na Fundação Pró-Renal. Segundo, o grande desafio é disponibilizar para o paciente o que existe de melhor para a sua saúde, seja em medicação, tratamentos, novos cuidados e práticas.  Nosso compromisso é com a ciência, buscar a excelência, implementar novos métodos de cuidado e humanizar o atendimento de saúde. E sem sombra de dúvidas, o maior desafio como gestora é a busca constante por recursos financeiros, por outras alternativas sustentáveis para oferecer a esta população o melhor tratamento, a continuidade e individualização de cada cuidado e manter sempre a qualidade de vida do paciente.”

Impacto para a Sociedade

Diretora Anelise Marcolin: “O terceiro setor tem a obrigação de ajudar o poder público a garantir mais saúde, mais inclusão social e a reduzir as diferenças em toda a sua complexidade econômica, cultural e social. O grande impacto que a atividade do terceiro setor gera na sociedade é possibilidade de uma vida mais digna, no nosso caso o acesso a um atendimento de saúde digno, eficiente e humanizado.”

Essência – Na sua visão, qual é o sentimento de quem trabalha em prol do outro?

Diretora Anelise Marcolin: “Primeiramente é uma sensação de fazer o bem, de empatia para com o outro e de contribuição para melhorar o mundo seja no aspecto social, de saúde e ou educacional! Entender o que realmente faz a diferença e entregar um serviço de excelência e humanizado é uma realização quem não tem preço.”

Covid-19 – Para você, quais os maiores desafios na gestão da Instituição com a pandemia?

Diretora Anelise Marcolin: “O maior desafio para mim na gestão, foi sem sombra de dúvidas garantir a segurança e saúde de meus colaboradores e dos pacientes. Acompanhar as orientações dos especialistas em saúde pública, orientar e aplicar as medidas de distanciamento e as demais recomendadas, foi o meu norte. Me preocupa ainda o apoio emocional aos pacientes e familiares, orientar as pessoas e educá-las para a mudança de comportamento e para seguir o novo normal.”