Alimentos para evitar doença renal

A alimentação saudável desempenha um papel importante na prevenção da doença renal crônica. Confira algumas sugestões para melhorar a sua alimentação:

  1. Reduza o teor de sódio consumido: Estudos demonstram que mais de 70% da população brasileira consome sódio em excesso! Use menos sal quando cozinhar: use e abuse de ervas e especiarias e deixe para colocar o sal no final da preparação; elimine os temperos industrializados!
  1. Aumente consumo de proteínas vegetais: Além das carnes, os grãos como feijões, ervilha, lentilha, quinoa e castanhas também são fontes de proteínas. Inclua-os na sua alimentação e reduza o consumo das proteínas animais, principalmente a carne vermelha.
  1. Coma comida de verdade:  Ou seja, frutas, legumes, verduras, tubérculos e ovos, por exemplo. Evite alimentos processados ou ultraprocessados como conservas, enlatados, embutidos, molho de tomate pronto, refrigerantes, sucos em pó e prontos, achocolatado, temperos prontos, entre outros – nestes produtos o teor de sódio, gordura trans e açúcar são elevados! 
  1. Devagar com o açúcar: açúcar em excesso pode aumentar as chances de desenvolver diabetes e obesidade, que são fatores de risco para a doença renal. Diminua a cada dia a quantidade de açúcar que você adiciona nas bebidas (café, sucos, chás) e elimine o consumo de refrigerantes e sucos já adoçados. Lembre-se das frutas como opção de sobremesa ☺

O Nutricionista é o profissional habilitado para ajudar a adequar essas orientações de acordo com o seu dia a dia. 

Caroline Finger Sostisso – Nutricionista da Fundação Pró-Renal