Formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná em 1968, o Dr. Miguel Carlos Riella continuou seus estudos especializando-se em Clínica Médica (Mount Sinai Hospital, Mount Sinai School of Medicine, New York 1970-1973) e posteriormente em Nefrologia na Universidade de Washington (1973-1975) sob a orientação do Dr. Belding H. Scribner, pioneiro na área de Hemodiálise Crônica e ainda na mesma Universidade  dirigiu o primeiro programa de nutrição parenteral domiciliar. 

Foi neste tempo, enquanto nos Estados Unidos, inspirado pelas instituições americanas, decidiu sobre a instituição de uma Fundação visando o apoio em pesquisa, educação e no cuidado do paciente renal, seguindo o modelo de instituições de saúde internacionais que funcionavam com o apoio da comunidade. Assim surgiu em 1984 a Fundação Pró-Renal. 

Com mais de 35 anos, a entidade, em companhia de mais de 140 funcionários, já passou do número de 150 mil atendimentos e  que por ano atinge mais de 7.500 consultas médicas, 32.000 consultas pela equipe multiprofissional e 1.000.000 de benefícios, entre cestas básicas, medicamentos, exames complementares, laboratoriais e fraldas. Missão que só pode ser alcançada por meio de valores compartilhados com seu fundador, de ética, transparência, aprimoramento contínuo, comprometimento e qualidade no atendimento. 

Não apenas amplificando a capacidade do governo no atendimento à comunidade, a Fundação Pró-Renal, instituiu o Instituto Pró-Renal, dedicado inteiramente à educação e pesquisa, através do qual promove cursos de capacitação na área de saúde e participa de estudos internacionais multicêntricos, avaliando o impacto de novos medicamentos na doença renal crônica.   

Ao longo dos anos o Dr.Riella consolidou um Serviço de Nefrologia no, agora, Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, através do qual iniciou um programa de Hemodiálise Aguda e Crônica; um programa de diálise peritoneal domiciliar ( pioneiro no Brasil em 1980) e um Programa de Transplante Renal que já ultrapassa mais de 1.000 transplantes realizados. O Serviço de Nefrologia também foi centro de treinamento de mais de 100 jovens médicos do Brasil e da América Latina na área de Nefrologia.

Sempre inovador, o Dr.Riella estabeleceu em 2000 um Programa de Transplante de Ilhotas Pancreáticas para pacientes diabéticos tendo realizado o primeiro transplante na região sul do Brasil em 2005. Na Fundação Pró-Renal estabeleceu a partir de 2004 um Centro de Nefrologia Intervencionista,  fundamental na melhoria da qualidade de vida dos pacientes renais crônicos e tornando-se um centro de treinamento de jovens médicos do Brasil, America Latina, Europa e  África.

Na área acadêmica foi Professor Assistente na Mount Sinai School of Medicine (1973), Universidade de Washington (1975); Doutor em Medicina pela Unifesp (1989)  e Titular de Clinica Medica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná ( 1980-2016) e Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná( 1983-2019).

Publicou diversos livros na área de Nutrição e Nefrologia, sendo que seu primeiro livro (1980) “ Princípios de Nefrologia e Distúrbios Hidroeletroliticos” está na  sua 6.a ed. ( 2018).Publicou mais de 200 artigos científicos citados na National Library of Medicine e proferiu mais de 600 palestras no Brasil e exterior.

É membro da Academia Nacional e Paranaense de Medicina e atualmente Editor-Chefe do Brazilian Journal of Nephrology.