Dia Mundial do Rim 2022

“SAÚDE DOS RINS PARA TODOS. EDUCAR PARA PREVENIR!”

No dia 10 de março de 2022 será comemorado o Dia Mundial do Rim, um evento anual, criado há 17 anos pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e a Federação Internacional de Fundações do Rim (IFKF). A Campanha mobiliza milhões de pessoas em mais de 150 países para conscientizar sobre a saúde dos rins, educar e alertar principalmente sobre a importância da Prevenção, com o objetivo de reduzir a frequência, o impacto e os problemas associados à doença renal.

SOBRE O TEMA 2022

A conscientização e a educação sobre a Doença Renal, na comunidade, entre os profissionais da saúde e formadores de políticas em saúde pública é o intuito da presente campanha. Além disso, o DMR 2022 tem como objetivos:

– Reforçar a População em Geral sobre a importância de adotarem um estilo de vida saudável;

– Conscientizar os Pacientes Renais e suas famílias, capacitando-os para adotarem um estilo de vida saudável para alcançarem uma melhor qualidade de vida;

– Incentivar e apoiar médicos da atenção primária sobre o conhecimento e condução da DRC em todo o espectro de prevenção da Doença;

– Integrar a DRC às outras Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) em programas de serviços abrangentes e integrados, possibilitando a detecção precoce e rastreamento da DRC em âmbito nacional, além de informar os gestores públicos sobre o impacto da doença nos orçamentos/sistemas de saúde, encorajando a adoção de políticas e alocação de recursos, de forma a garantir a todos os renais crônicos uma adequada qualidade de vida.

SOBRE A DOENÇA RENAL CRÔNICA

Doença Renal Crônica (DRC) se caracteriza pela lesão progressiva e irreversível que afeta as funções dos rins. Em geral, nos estágios iniciais, a DRC é silenciosa, ou seja, não há sintomas. Por isto, o diagnóstico pode ocorrer tardiamente, quando o funcionamento dos rins já está comprometido, muitas vezes em estágio muito avançado, quando é necessário tratamento de diálise ou transplante renal. Assim, são fundamentais a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, com a realização de exames de baixo custo, como a creatinina no sangue e o exame de urina simples.

Grupos de Riscos – Os principais grupos de riscos são os hipertensos, diabéticos, obesos, aqueles que tem histórico familiar de Doença Renal ou cardiovascular.

Funções Dos Rins – Os rins têm muitas funções, dentre elas: regular a pressão arterial, “filtrar” o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo, produzir hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas, entre outras.

DOENÇA RENAL EM NÚMEROS

No Brasil segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), o número de pessoas com DRC avançada é crescente, atualmente mais de 140 mil pacientes já realizam diálise no país.

A mortalidade relacionada à DRC continua a aumentar anualmente e deve ser a 5ª causa de morte no mundo até 2040. A Doença Renal já é reconhecida como um problema global de saúde pública.

Curiosidade – A Fundação Pró-Renal realizou a única pesquisa no sul do país para detectar a prevalência da Doença Renal onde os dados comprovaram que 11% das pessoas têm alguma alteração renal, ou seja, atualmente em torno de 23 milhões de brasileiros apresentam problemas nos rins.

ATIVIDADES DA PRÓ-RENAL NO DMR 2022

A Pró-Renal preparou para este ano diversas atividades que serão desenvolvidas pela equipe de saúde e Sesc Fecomércio com foco na educação da comunidade e profissionais de saúde. Iremos divulgar as informações de prevenção da Doença Renal também para os grupos de riscos nas Redes Sociais e Assessoria de Imprensa.

As atividades serão realizadas com todos os cuidados necessários para a prevenção da COVID-19, conforme as orientações das autoridades de saúde.

Pré-programação:

  • 10/03 – Dia Mundial do Rim – Boca Maldita
  • 16/07 – Ação Lúdica – Parque Barigüi
  • 14/04 – Sesc Caiobá
  • 16/08 – Sesc Medianeira
  • 18/08 – Sesc Umuarama
  • 09/11 – Sesc Guarapuava

PREVENÇÃO DA DOENÇA RENAL

Cuidar da saúde de todo o organismo ajuda a proteger também a saúde dos rins! É muito importante que se conheça os fatores de risco da doença renal, pois evitá-los e tratá-los é a única maneira de prevenção.

Os principais fatores de risco são: a hipertensão arterial, o diabetes e doenças renais ou cardiovasculares. O uso de medicações nefrotóxicas e o fumo também podem comprometer a função renal. Por isso, é importante praticar exercícios físicos, controlar o colesterol, a glicose, o peso e a pressão arterial, não usar medicamentos sem indicação médica, evitar o excesso de sal e carnes vermelhas, realizar exames preventivos como o de urina e creatina e consultar o médico com regularidade.