Atendimentos

Nefrologia Geral e Pediátrica

AMBULATÓRIO — CENTRO DE NEFROLOGIA — CONSULTAS MÉDICAS
O tratamento conservador realizado no ambulatório de Nefrologia segue protocolos clínicos das diretrizes e políticas de saúde para atenção básica e tem como finalidade auxiliar na redução da progressão da Doença Renal, manter a função renal e melhorar as condições clínicas do Paciente. Na Fundação Pró-Renal os pacientes são acompanhados periodicamente em consultas médicas pelo especialista em Nefrologia e pela equipe de saúde multiprofissional.

Endocrinologia

Aqui na Fundação Pró-Renal o Paciente recebe cuidados e orientações sobre diversos temas da Endocrinologia. Orientamos sobre quais são os tipos de insulina, como armazenar seu estoque para melhor preservação e quais são os locais de aplicação indicados, entre outros. Recebe dicas também para a verificação da glicemia, para evitar a progressão da Doença Renal Crônica.

Atendimento multidisciplinar

O atendimento do Paciente Renal por estes profissionais tem como objetivo a consulta individual, realizada por cada especialista, e a implementação de um plano de cuidado com ações educativas e de pesquisas. Palestras, dinâmicas de grupo, atividades individuais e em grupo são realizadas com pacientes e familiares, promovendo integração entre eles e os demais membros da equipe de saúde, fortalecendo vínculos e o acolhimento.
Novas metodologias e práticas são adotadas para o estímulo do autocuidado, do acompanhamento da evolução do paciente e da doença, com a meta de reintegrá-lo na sociedade e na família, promovendo a melhoria contínua da qualidade de vida.

Ambulatório que atende à especialidade/multiprofissional de Odontologia

Prestamos serviços de limpeza (profilaxia), próteses, restaurações, tratamento de Canal (Unirradicular), disfunção temporomandibular (Problemas de ATM), Biópsia na Região Orofacial (Tecidos moles e tecido duro) e Cirurgias.

Os serviços visam o tratamento e controle de infecções, levando a uma diminuição da inflamação sistêmica, para posterior reabilitação com restaurações e próteses, melhorando não somente sua condição odontológica, mas também sua autoestima e qualidade de vida. Nosso grande diferencial é o atendimento de pacientes com “Comprometimento Sistêmico de Hipertensão e Diabetes”.

Os Pacientes em tratamento de Doença Renal Crônica, carentes, atendidos pela Pró-Renal têm acesso gratuito aos serviços do Centro de Saúde. O Centro de Odontologia também atende Pacientes por meio da Clínica Popular Mais Saúde.

Ambulatório que atende à especialidade/multiprofissional de Podologia

O setor realiza atividades de prevenção da saúde dos pés em todos os pacientes diabéticos renais. Também promove a educação de pacientes e familiares sobre a importância dos cuidados, como inspecionar os pés na busca por alterações e afecções superficiais, bem como alerta sobre o risco no uso de sapatos inadequados, aquecimentos e atendimento por profissionais não qualificados e treinados. No tratamento podológico, além da inspeção e procedimentos como corte e lixamento de unhas, hidratação e assepsia dos pés, também é realizada a colocação das Órteses para correção da curvatura da lâmina ungueal. Pacientes com neuropatia diabética exigem um cuidado diferenciado, com serviços especializados em curativos de pequeno, médio e grande porte, assim evitando complicações e amputações de membros. Dessa forma garantimos a autoestima, qualidade e satisfação dos pacientes.

Os Pacientes em tratamento de Doença Renal Crônica, carentes, atendidos pela Pró-Renal têm acesso gratuito aos serviços do Centro de Saúde. O Centro de Podologia também atende Pacientes por meio da Clínica Popular Mais Saúde.

Ambulatório que atende à especialidade/multiprofissional de Nutrição

O atendimento de Nutrição é diferenciado e especializado em Nutrição Renal. Um dos grandes diferenciais da consulta é a utilização do aparelho de bioimpedância, que permite a interpretação da composição corporal do paciente, e, portanto, uma avaliação nutricional mais completa.
Aqui a nossa equipe avalia o estado nutricional do paciente, orientando sobre a dieta adequada e específica, de acordo com a função renal, idade, gênero e dados antropométricos de cada indivíduo.

Os Pacientes em tratamento de Doença Renal Crônica, carentes, atendidos pela Pró-Renal têm acesso gratuito aos serviços do Centro de Saúde. O Centro de Nutrição também atende Pacientes por meio da Clínica Popular Mais Saúde.

Ambulatório que atende à especialidade multiprofissional de Psicologia

O Setor tem como principal objetivo auxiliar pacientes e familiares no enfrentamento da doença, no apoio aos transtornos psicológico-emocionais, bem como no preparo para a Terapia Renal Substitutiva – Diálise.
A psicoterapia também atua em casos de alterações de humor (como, por exemplo, depressão, ansiedade ou apatia), em mudanças de comportamentos, no processo de autoconhecimento, em situações de luto, entre outros. Além disso, o Setor realiza avaliações psicológicas pré-transplante renal dos pacientes indicados ao procedimento. Em alguns casos, os candidatos a se tornarem doadores vivos para o transplante também são avaliados.
Para conhecer mais sobre o trabalho do Setor de Psicologia da Fundação Pró-Renal, acesse o blog: www.psiconefrologia.com.br ou entre em contato por e-mail: psicologia@pro-renal.org.br

Os Pacientes em tratamento de Doença Renal Crônica, carentes, atendidos pela Pró-Renal têm acesso gratuito aos serviços do Centro de Saúde. O Centro de Psicologia também atende Pacientes por meio da Clínica Popular Mais Saúde.

Ambulatório que atende à especialidade/multiprofissional de Enfermagem

É o profissional que, juntamente com o médico, acompanha periodicamente o paciente em todas as categorias da sua doença renal. Tem como objetivo o levantamento de sinais e sintomas, construindo a história clínica do paciente. É o enfermeiro que fornece as primeiras orientações sobre a doença, explicando como é a fisiologia do rim, e informando sobre como controlar os sintomas, como monitorar a evolução e prevenir a progressão da doença. É o profissional que, após o diagnóstico médico da necessidade de Diálise, apresenta as modalidades terapêuticas. É ele que, juntamente com a família, ajuda na escolha e na promoção do autocuidado.

Os Pacientes em tratamento de Doença Renal Crônica, carentes, atendidos pela Pró-Renal têm acesso gratuito aos serviços do Centro de Saúde.

Ambulatório que atende à especialidade/multiprofissional de Serviço Social

O Assistente Social é o mediador das relações paciente/família e tem papel fundamental no desdobramento das questões de atendimento e encaminhamento a outras especialidades médicas e outras redes de apoio.
Ele tem como objetivo identificar, através da entrevista social, as vulnerabilidades individuais e familiares, informar os pacientes dos seus direitos como cidadãos e seus benefícios sociais públicos. Também é seu papel a inclusão de pacientes no programa de apoio social privado da Fundação Pró-Renal Brasil, tais como a suplementação alimentar e vitamínica, fornecimento de medicação e realização de exames de sangue e de imagem, entre outros.

Os Pacientes em tratamento de Doença Renal Crônica, carentes, atendidos pela Pró-Renal têm acesso gratuito aos serviços do Centro de Saúde.

Para maior comodidade do paciente, a assistência farmacêutica fornece os medicamentos, suplementos vitamínicos e nutricionais, orientando quanto à sua utilização.

Os Pacientes em tratamento de Doença Renal Crônica, carentes, atendidos pela Pró-Renal têm acesso gratuito aos serviços do Centro de Saúde.

Sobre as consultas:

Atendemos gratuitamente aos Pacientes Renais encaminhados pelas Unidades de Saúde e que passam pela avaliação da equipe do Serviço Social. Informe-se pelos números (41) 3312-5414 e (41) 3312-5424.

Atendemos também consultas nas especialidades médicas e multiprofissionais por meio da Clínica Popular Mais Saúde e outros convênios.

Verifique a disponibilidade:
(41) 3312-5414 / (41) 3312-5425 ou (41) 3312-5466 | De segunda a sexta, das 07h00 às 17h30