Infecção Urinária

O que é a infecção urinária?

A infecção urinária é muito comum entre a população geral, sendo uma das infecções mais comuns. Ela é definida pela presença de agentes infecciosos na urina, com grandes quantidades de bactérias por mililitro de urina, podendo ser sintomática ou assintomática.

O que causa infecção urinária?

Geralmente a infecção do trato urinário (ITU) é causada pela bactéria Escherichia coli, variando entre 70% e 85% dos casos, onde está presente naturalmente no intestino. Na maioria das vezes, essa bactéria causa apenas cistite, mas alguns tipos têm a capacidade de aderir e invadir o trato urinário chegando até os rins. Já quando adquirida em ambiente hospitalar, os agentes são bastante diversificados, predominando as enterobactérias, embora a E. coli também seja uma das mais frequentes.  

Infecção urinária acontece mais em mulheres ou homens, por quê?

Na maioria dos casos, as mulheres se mostram mais vulneráveis do que os homens ao contrair a ITU, por uma questão anatômica, isso acontece porque a uretra  é mais curta e a entrada ser mais próxima da vagina e ãnus. A relação com a atividade sexual e o início da vida sexual é frequente, tanto que, quando esse é o motivo da infecção, muitos médicos se referem ao quadro como “cistite de lua-de-mel”

Quais os sintomas de infecção urinária?

Os sintomas na cistite geralmente apresentam aumento de frequência do desejo de urinar, dor ao urinar, urgência para urinar e dor na parte inferior do abdome. Geralmente não apresenta sintomas de febre, o que pode ocorrer, é alteração do odor, aspecto e cor da urina, embora nem sempre. A cistite não tratada de maneira correta, pode vir a evoluir para a pielonefrite, onde ocorre frequentemente febre alta (geralmente superior a 38°C), associada a calafrios e dor lombar de um ou de ambos os lados.

Atenção: febre, dor nas costas, náusea, vômitos, perda de apetite e calafrios podem indicar que a infecção alcançou os rins. É preciso procurar o serviço médico com urgência nesses casos.

Muitas pessoas têm infecção urinária de repetição, isso é perigoso?

A infecção de repetição é comum a cerca de 25% das pacientes que sofrem uma infecção no trato urinário. Apesar de esses quadros não representarem uma ameaça na maioria das vezes, eles podem prejudicar bastante a qualidade de vida e até a função sexual. Nas mulheres a infecção urinária de repetição podem ser frequentes e mais graves, mas se o tratamento for seguido de maneira correta, a probabilidade de cura é grande. É importante lembrar de tomar os medicamentos de forma consciente, respeitando o tempo que for recomendado pelo médico, mesmo que os sintomas tenham desaparecido já nas primeiras doses. Ainda assim, algumas mulheres podem ter infecção urinária com muita frequência. Se você apresentar 3 ou mais episódios em um período de 12 meses, consulte um ginecologista e relate essa recorrência, pois nesses casos pode ser necessário um tratamento mais prolongado.

A infecção urinária mau tratada pode afetar os rins. De que forma? O que realmente acontece?

O sistema urinário é composto por dois rins, que filtram o sangue para separar as impurezas que são eliminadas pelas vias urinárias. Uma infeção tratada de forma inadequada pode afetar os rins, de maneira que essa infecção comece a gerar cada vez mais problemas, chegando a outros estágios e levando a doenças como a Pielonefrite. A Pielonefrite é uma doença inflamatória infecciosa causada por bactérias. Ela acomete o parênquima renal, onde estão localizadas as estruturas funcionais produtoras de urina, e o bacinete (ou pelve renal), porção dilatada do rim, com o formato aproximado de um funil, que tem como função, facilitar o fluxo da urina pelos ureteres, a fim de que seja armazenada na bexiga e depois eliminada pela uretra. 

Essa doença pode ser uma enfermidade aguda ou crônica.  Na forma aguda, a infecção bacteriana surge repentinamente, comprometendo o funcionamento dos rins. Embora boa parte das vezes se apresente como um episódio reversível, se não tratada, pode evoluir para uma doença renal crônica, uma complicação potencialmente grave. Nessa forma crônica, os rins vão perdendo a capacidade de funcionamento aos poucos, por causa de uma doença subjacente (hipertensão arterial e diabetes tipo 2, por exemplo) ou de infecções agudas repetidas ou mal curadas, que podem levar à falência dos rins.

Como cuidar para não ter infecção urinária?

Para evitar a infecção urinária, siga algumas dicas:

• Beba muita água. O líquido ajuda a expelir as bactérias da uretra e da bexiga;

• Urine com frequência. Reter a urina na bexiga por longos períodos é uma contraindicação importante.

• Urinar depois das relações sexuais favorece a eliminação das bactérias que se encontram no trato urinário;

• Redobre os cuidados com a higiene pessoal. Mantenha limpas a região da vulva e do ânus. Depois de evacuar, passe o papel higiênico de frente para trás;

• Sempre que possível, lave-se com água e sabão. Ainda assim, não exagere, pois a lavagem em excesso pode prejudicar o equilíbrio da flora genital, importante para a proteção do nosso organismo;

• Evite roupas íntimas muito justas ou que retenham calor e umidade, porque facilitam a proliferação das bactérias;

• Suspenda o consumo de tabaco, álcool, temperos fortes e cafeína. Essas substâncias irritam o trato urinário;• Troque os absorventes higiênicos com frequência para evitar o proliferação bacteriana.