No mês de aniversário, ação educativa orientou crianças e adultos sobre cuidados com os rins no Barigui.

Realizamos neste mês de julho, em comemoração ao 39º aniversário da nossa Instituição, mais um grande evento educativo de Prevenção da Doença Renal para crianças e adultos em parceria com o Sesc Fecomércio.

Foram realizadas orientações de saúde sobre os rins, repassadas informações sobre cuidados com a saúde bucal no escovódromo, realizados jogos educativos e preventivos com pinturas, aulas de Yoga, orientações nutricionais, recreação na roleta e cama elástica. Além disso, foram distribuídos sachês com temperos de ervas naturais para substituição do tempero pronto. Foi uma oportunidade de recreação e educação para toda família!

História

Os nossos eventos Educativos e de Prevenção, acontecem desde 2002 com o objetivo de conscientizar a comunidade. Posteriormente, em 2006, o IFKF (International Federation of Kidney Foundations) juntamente com o World Kidney Day (WKD) oficializaram o Dia Mundial do Rim, comemorado por instituições de todo mundo, toda 2ª quinta-feira do mês de março. A partir desta data, um tema é lançado e toda comunidade da Nefrologia se une em prol de um objetivo comum: mobilizar a todos sobre a importância da prevenção da Doença Renal, enfermidade que atualmente já é considerada um problema global de saúde pública.

Doença Renal em Números

No Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), o número de pessoas com Doença Renal Crônica (DRC) avançada é crescente, atualmente mais de 140 mil pacientes já realizam diálise no país. A mortalidade relacionada à DRC continua a aumentar anualmente e deve ser a 5ª causa de morte no mundo até 2040.

Sobre a Doença Renal Crônica

A Doença Renal Crônica se caracteriza pela lesão progressiva e irreversível que afeta as funções dos rins.

Em geral, nos estágios iniciais, a DRC é silenciosa, ou seja, não há sintomas. Por isto, o diagnóstico pode ocorrer tardiamente, quando o funcionamento dos rins já está comprometido, muitas vezes em estágio muito avançado, quando é necessário tratamento de diálise ou transplante renal. Assim, são fundamentais a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, com a realização de exames de baixo custo, como a creatinina no sangue e o exame de urina simples.

Quer saber sobre as nossas Feiras de Prevenção?

Podemos ir até a sua empresa e falar sobre a importância dos exames preventivos, dos cuidados com a alimentação e alertar os grupos de riscos!

• Entre em contato: 41. 33125427 ou prevencao@pro-renal.org.br