Atuação do Biomédico no Mercado de Trabalho

O biomédico é um profissional capacitado para atuar na prevenção, diagnóstico de doenças, proteção e/ou recuperação da saúde. Da mesma forma, esses processos ocorrem através de pesquisas relacionadas à identificação das enfermidades e desenvolvimento de medicamentos e vacinas. Além disso são realizados coletas de materiais biológicos para a realização de análises. As análises se classificam em: clínicas, bioquímicas, microbiológicas, parasitológicas, imunológicas e cito-hematológicas.

No diagnóstico de patologias, são emitidos laudos em que o profissional realiza a administração de laboratórios. Como resultado, aprofunda-se nas ciências que tem como campo de estudo, os serviços complementares de diagnóstico. Esses serviços complementares são: laboratoriais, pesquisas das doenças humanas e seus fatores eco-epidemiológicos. Veja mais sobre patologia óssea e o trabalho dos profissionais dentro do grupo Pró-Renal https://www.pro-renal.org.br/o-que-fazemos/laboratorio-de-patologia-ossea/

Quais áreas o biomédico atua/pode atuar?

Para exercer o cargo de biomédico, é necessário concluir o curso de ensino superior em biomedicina. O profissional precisa então estar habilitado em uma das áreas de atuação para atuar na profissão. A atuação abrange mais de 20 áreas em que esse profissional pode se posicionar no mercado. Em resumo, as áreas de pesquisa são: análises clínicas, genética, biologia molecular, estética, diagnóstico avançado por imagem, embriologia, análises ambientais, microbiologia, entre outros.

Quais as responsabilidades deste profissional?

O biomédico, tem competência legal, para assumir e executar atividades relacionadas à sua área de atuação. Por exemplo, atuar em análises clínicas, assumir e executar o processamento de sangue, sorologias e exames pré-tranfussionais. É também capacitado legalmente para assumir chefias técnicas, assessorias e direção destas atividades.

Quais as oportunidades para este profissional?

O mercado de trabalho vem crescendo muito ao longo dos últimos anos. As áreas que mais possuem vagas são: estética e análises clínicas. Além disso, o profissional também encontra no campo de atuação, serviços em hospitais, clínicas, laboratórios, indústria, bancos de sangue, centros de diagnóstico por imagem, no serviço público em geral e institutos de pesquisa. Em conclusão, as áreas de gestão, empreendedorismo e inovação, diagnóstico molecular e bioinformática, têm apresentado demanda crescente e boa remuneração. 

Qual a atuação do biomédico na FPR ou IPR?

O biomédico pode atuar, em primeiro lugar, na Pesquisa Clínica como coordenador de estudos clínicos. Em segundo lugar, ele atua também no Laboratório Scribner, como analista dos exames de pacientes com doença renal crônica e em terapia renal substitutiva. Em conclusão, no laboratório Pró, o biomédico realiza análises de biópsia óssea pela técnica de histomorfometria óssea, atuando portanto no preparo e processamento da amostra.