Ajude a Pró-Renal

 

Emergências Renais: O Pronto-Socorro dos Rins - Curitiba dispõe de serviço inédito no Brasil

11/02/2010 17:04:14

Só quem já teve cólica renal sabe como é aguda e intensa a dor causada pela dilatação do rim, proveniente de cálculos renais, coágulos, tumores, entre outros fatores. Mas o que fazer quando os rins pedem socorro? O médico nefrologista Miguel Carlos Riella criou um serviço único de Emergências Renais, que funciona como um pronto-socorro dos rins. Trata-se de um serviço de excelência médica constituído por médicos nefrologistas de plantão 24 horas para atendimento ambulatorial e hospitalar.

Segundo Riella, a maioria das pessoas com problemas nos rins não sabe a quem procurar, se um clínico geral, um urologista ou um nefrologista. “Poucos sabem que o médico nefrologista é o especialista clínico dos rins. Numa emergência, particularmente à noite, em finais de semana ou feriados, o paciente que não consegue contatar seu médico particular não tem outra alternativa senão dirigir-se a um Pronto Socorro, onde tem por vezes que aguardar por mais tempo e conviver num ambiente com pessoas politraumatizadas, com quadros mais graves, para no final serem atendidas por um não-especialista em problemas renais”, afirma.

O Emergências Renais coloca à disposição da comunidade um grupo de médicos especialistas em doenças renais para atendê-la nas 24 horas do dia, à domicilio, consultório ou num Pronto Atendimento Hospitalar, ambiente mais calmo do que um Pronto Socorro. Segundo Miguel Riella, muitas pessoas procuram auxílio médico quando já perderam parte da função renal, isso porque a doença renal é silenciosa. “Uma pessoa pode perder até 70% da capacidade funcional dos rins sem sintoma perceptível. Por isso é fundamental fazer exames periódicos, verificar o histórico familiar e estar atento aos grupos de risco que são diabéticos e hipertensos. A prevenção ainda é o melhor remédio”, destaca.

É fundamental ter atenção quando aparecem sintomas como ardência ou dificuldade para urinar, sangue na urina, urina com espuma, inchaço ao redor dos olhos, dor lombar, anemia, perda de apetite, náuseas, vômitos, coceira, falta de concentração, tremores, insônia, entre outros. A doença renal é comum, prejudicial e tratável. Por meio do exame de urina e da dosagem de creatinina no sangue é possível verificar como anda o funcionamento dos rins. Mais informações sobre o serviço de Emergências Renais podem ser obtidas pelo telefone (41) 3095-3030.

Voltar
Redes Sociais
Twitter Facebook You Tube
Quiz Renal

Teste AquiVocê sabe como estão os seus rins?

Newsletter

Cadastre seu e-mail abaixo e fique por dentro do que acontece na Pró-Renal.

Newsletter

Acesse todos os eventos

Newsletter

Seja um parceiro da Pró-Renal Brasil.

logo logo logo logo logo logo logo logo logo

Clique aqui e saiba como.

Newsletter

logo

Info Ciência
Info Renal

Clique aqui e veja todas as edições do Jornal da Pró-Renal Brasil

Copyright 2011 - Pró-Renal Brasil. Todos os direitos reservados.

Av Vicente Machado, 2190 I Batel I Curitiba - PR | CEP 80440-020 I Telefone: 0800 41 6002 | 41 3312.5400
contato@pro-renal.org.br